segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Blogue Histórias Giras do Fado por Vital d'Assunção



Histórias Giras do Fado

São giras, realmente, dispõem bem, e a última é sobre a nossa grande Berta.
Andei eu a cogitar com a minha comadre sobre o papel atribuído à Berta no musical do La Feria (ela nem quis falar-me no assunto...) e deparo-me com este texto. Não imediatamente, mas quase... continuam os fados a cair-me no colo. Eu não sei o que pensam, mas para quem não conheceu a referida fadista, fica-se com muito má impressão... No entanto, a personagem pareceu-me mais uma caricatura ou, por assim dizer, um comic relief, do que um retrato verosímil da senhora. Vá, não estou a desculpar ninguém, mas para mim o que continua a importar é a música e não o espectáculo. Espectacular é vê-lo "dobrado" enquanto "dou brado"... a rir.

2 comentários:

  1. Antes de mais, agradeço o ter-me dado a conhecer este belo blog do Vital, cheio de histórias giras do Fado, blogue, que eu, tão prendada que sou para estes andanças virtuais, ainda nem tinha encontrado e provavelmente nem encontraria... não fosse a minha querida comadre que, por estas e outras, tanta falta sempre me faz...
    Quanto à Berta e às histórias que dela se contarão, apenas gostaria de dizer, acerca desta que o Vital conta, que me parece absolutamente verosímel; de facto, a Berta não gostava que a/os outra/os fadistas fizessem má figura e, quando detectava um erro, chamava a atenção e corrigia, o que grande parte da/os colegas agradecia, mas, claro, outros havia que estavam demasiadamente seguros da sua ignorância... faz-me sp lembrar um incidente com um aluno a quem corrigi por 2 ou 3 vezes o mesmo erro e que, já cansado da minha tola insistência, me respondeu que não iria emendá-lo "porque o meu pai também diz assim"!... Não vou aqui dizer o que lhe terei respondido, mas, se tivesse a graça da Berta, as minhas histórias tb mereceriam ser contadas...
    Isto tudo para dizer, afinal, que a Berta Cardoso, para além de ter sido uma das mais notáveis cantadeiras do sec passado,era, de facto, uma pessoa com imensa graça, inteligente e culta, muito simpática e o mais anti-vedeta que conheci, mas que não perdia uma boa piada, ah, pois não!...
    O LaFeria pouco a conhecia e outros, que bem a conheceram, não lhe perdoarão nunca a frontalidade, que é uma coisa "estendida e rija" por isso particularmente muito difícil para os "dobrados e moles"...
    BjoKas! E, se me permite, daqui envio um abraço para o Vital, de quem desconhecia estes dotes de escriba.

    ResponderEliminar
  2. Rodrigo Costa Félix é um dos fadistas percussores do novo fado e um dos herdeiros da tradição masculina do fado de Lisboa. http://www.rodrigocostafelix.blogspot.pt/

    ResponderEliminar