quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Património, Coração Independente, Rádio

Hoje, algumas notícias sobre o mundo do Fado:




Carrilho quer fado Património da Humanidade em 2011

Não tanto pela candidatura em si, mas pela divulgação do Fado que pode surgir em seu torno, considero esta notícia, que se resume ao "vira o disco e toca o mesmo", importante. Aguardarei com alguma ansiedade as edições, de livros e música, que serão lançadas no próximo ano. Espero que sejam válidas do ponto de vista informativo, quer para estudo, quer para divulgação, embora aposte mais nesta última qualidade.


Joana Vasconcelos, Coração Independente Vermelho, 2005

Exposição sobre Amália abre na véspera dos 10 anos da morte

Uma exposição que pretende repensar Amália Rodrigues (1920-1999) como símbolo da cultura portuguesa, com mais de 500 peças, entre objectos pessoais e obras de artistas plásticos contemporâneos inspiradas na fadista, é hoje inaugurada em dois museus de Lisboa, no Museu Berardo e Museu da Electricidade.



Emissora só de fado nasce em Lisboa no aniversário da morte de Amália

A emissora 92.0 correspondia à RNA (Rádio Nova Antena) e já transmitia exclusivamente Fado (e ocasionalmente outras canções portuguesas) há algum tempo. Agora tem nova roupagem e uma programação mais dinâmica. Chama-se Rádio Amália e poderá ouvi-la em http://www.amalia.fm/. O sítio online ainda se encontra em construção.

2 comentários:

  1. estava eu tão bem a escutar a radio amalia online,ouvi fados muito bonitos por amalia e outros fadistas,eis senão quando começo a ouvir o fado primavera por mariza, A FADISTA DE PLASTICO, tive logo que desligar.Nunca vi ninguem assassinar uma obra de arte como essa menina loura

    ResponderEliminar
  2. :)
    Pois é!
    Esperava que a emissão fosse toda prazer, não? Era o que me acontecia quando ouvia a RNA, e nem só sofria com a Mariza, mas sim com tantas outras, cantoras, muito pouco fadistas.
    Porém, existir uma rádio de Fado já é coisa boa que chegue, por vezes surpreendente!

    ResponderEliminar