segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Fadistas Cantam Amália



Teatro S. Luiz

9 E 10 OUT
FADISTAS CANTAM AMÁLIA
SEXTA E SÁBADO ÀS 23H30

Joana Amendoeira Voz
Celeste Rodrigues Voz
João Ferreira Rosa Voz
Pedro Amendoeira Guitarra Portuguesa
Pedro Pinhal Viola de Fado
Paulo Paz Contrabaixo e Baixo
José Fontes Rocha Guitarra Portuguesa
Diogo Clemente Viola de Fado
Joel Pina Viola Baixo

Concepção e Autoria Hélder Moutinho

Gostei muito! Foi um prazer ter ouvido Celeste Rodrigues ao vivo, que foi, principalmente, quem me levou a assistir este espectáculo. Adicionalmente, João Ferreira Rosa cantou uns belos fados e pude ter, também, a oportunidade única de ouvir Fontes Rocha e Joel Pina numas boas guitarradas. Ou seja, tendo em conta o objectivo inicial, saí ainda mais preenchida do que pensava. Estes senhores (e a Senhora) estão cheios de força e não é por acaso que fazem parte dos melhores.

Recordo-me especialmente da Dª Celeste a cantar Fado Celeste. Adorei!

Joana Amendoeira foi uma excelente anfitriã, sempre animada do início ao fim. Ainda pensei que a rapariga tivesse tomado qualquer coisinha para não ter parado de abanar a cabeça durante todo o espectáculo. Energia invejável, a dela! Já não direi o mesmo a cantar o fado, porque realmente o seu registo de voz e atitude ondulante não condizem com as minhas preferências.

Gostava só de fazer uma pergunta, e não me levem a mal: o que é que estava a fazer um contrabaixo no conjunto de acompanhamento? Por causa do seu famigerado "bafo"? Não desfazendo o talento de Paulo Paz, penso que o som estaria com uma excelente projecção e modelação com duas guitarras portuguesas e duas violas de fado, amplificadas por microfones, como estavam.

Gostei de ouvir alguns convidados, especialmente uma menina que cantou Amor de Mel Amor de Fel. Tímida e sensível, captou e transmitiu muito bem o que lhe ia na alma (ou o que se pensa que ia) ao cantar esse fado, deixando, por vezes, escapar um certo nervosismo.

Confesso que, para mim, o momento alto da noite foi quando desligaram os microfones e se cantou uma desgarrada, que tão bem se ouviu, assim ao natural, onde as vozes sobressaíram com as suas qualidades próprias.

Há uma coisa que se anda a perder, coisa essa que não abunda muito por terras de Portugal e que se chama boa educação. Neste caso, em que se ia ouvir Fado, a assistência devia primar pelo silêncio. Não é por acaso que ele é pedido, sugerido ou ordenado, quando se canta esse ritual que é o Fado. Pois há gente que prefere tecer comentários parvos em vez de ouvir e procurar envolver-se na música ou, caso não se goste deste ou daquele fado, pelo menos deixar que os outros fruam sem barulho de fundo. É que posso não ter ouvido de tísica, mas ouço o quanto baste.

Fora estes e outros pormenores foi, no meu entender e sentir, uma noite a recordar para sempre, pelas melhores razões.

16 comentários:

  1. Este concerto,também vai ficar na minha memória e na minha opinião a Joana Amendoeira foi maravilhosa, e o contrabaixo não me chocou.

    Abraços
    Nico Lourenco

    ResponderEliminar
  2. No me malinterpretes...pero, ¿Que tiene de malo el registro de voz de Joana?

    ResponderEliminar
  3. Não me levem a mal, mas está visto que os senhores não gostam de fado. Contrabaixo? A Joana foi maravilhosa? Que Deus vos perdoe.

    ResponderEliminar
  4. Assim como expresso no subtítulo deste blogue, tudo aquilo que escrevo vem imbuído da minha opinião pessoal. Por isso, como "pró fado sou refilona", não gosto de contrabaixos no fado, nem da voz da Joana, Deus me perdoe, que considero banal e nada fadista.

    ResponderEliminar
  5. Não querendo bater mais na "ceguinha", reafirmo o que escrevi anteriormente, acrescentando que a rapariga perdeu uma carreira no festival da eurovisão. Alegria, saltinhos, simpatia, quase que fazia o moonwalk sentada no sofá.

    ResponderEliminar
  6. Temos aqui um Anónimo espirituoso, 'tá visto!:)

    ResponderEliminar
  7. O Ferreira Rosa é sideral! Adoro-o. Mas,sinceramente,já me cansa ouvir falar de espectaculos tipo Fadistas cantam Amalia. Dever-se-ia sim, motivar autores,compositores, poetas,fadistas, a "inventarem" novos fados para as musicas de fado tradicional e musicas feitas para guitarra portuguesa. Infelizmente não há...

    ResponderEliminar
  8. tem piada que a Amendoeira tb não me dá amendoas que eu particularmente aprecie...

    ResponderEliminar
  9. Realmente a ignorância reina em muitas pessoas que pensam que sabem muito do reportório das novas vozes e criticam generalizando que todos só cantam Amália...se tivessem realmente bem informados saberiam que, por exemplo, a Joana Amendoeira, que escolheram atacar de uma forma incrível, nos seus últimos discos tem procurado cantar reportório exclusivamente seu, seja com novos compositores ou outros compositores consagrados no Fado, como o Mestre Fontes Rocha...
    Nesta efeméride dos 10 anos após a morte de uma diva como Amália, não será natural louvar o seu em inúmeros tributos? Estive presente numa das noites do São Luiz e confesso que foi uma das «homenagens» mais bonitas e mais simples que se podia fazer a Amália! O título «FADISTAS CANTAM AMÁLIA» é que não foi bem escolhido, porque os fadistas presentes não cantaram só Amália (o João Ferreira-Rosa, nenhum e a Joana e a D.Celeste cantaram alguns mas não todos do nº de fados que cantaram!) , mas cantaram sim a Amália, como se estivessem na sala de sua casa!

    ResponderEliminar
  10. O que critiquei não foi a escolha dos fados, ou quem cantou o quê. Aliás, nem crítica foi mas sim a minha opinião. E na Minha opinião, no meu gosto pessoal, nem o contrabaixo tinha lugar ali nem a Joana tem lugar no fado.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, todos temos uma opinião e isso é bom. Por isso mesmo quando se critica alguma coisa tem que ter fundamento e não passar a barreira da intolerância contra a opinião ou gosto de outras pessoas... Não gostar de alguém é um direito, mas atacar pessoas com mentiras não! Existem muitos bons novos compositores e quando se afirma algo tem que se saber o que se está a dizer, por exemplo, Pedro Moutinho, Hélder Moutinho, Ana Moura, Joana Amendoeira, Raquel Tavares e mais, todos eles nos seus últimos discos têm variadíssimos temas novos compostos por novos compositores! Eu gosto muito da Joana Amendoeira, é a minha opinião!!

    ResponderEliminar
  12. grande ti mari benta, mas você deve ter uns ouvidinhos bem QUADRADOS.As melhoras mt honestamente.:-)filipe sousa

    ResponderEliminar
  13. boa tarde, venho por este meio enviar os meus votos à GRANDE FADISTA JOANA AMENDOEIRA, de boa viagem a Barcelona(1 concerto), Sion(1 concerto), e para os 2 grandes concertos que irá realizar na Hungria,neste mês de Agosto.Espero que todas as TI MARIAS BENTAS não se importem, com tamanho sucesso nacional e internacional da nossa Joana. Que leva o seu FADO aos 4 cantos do Mundo.

    ResponderEliminar
  14. Eu? Importar-me? A moça que corra Mundo se quiser. Se não gosto não ouço... Limito-me a isso, em vez de especular sobre a forma geométrica ideal dos meus ouvidos. Pelo menos o Filipe teve coragem de se identificar.
    E disse bem, Anónimo, a Joana leva o SEU fado aos 4 cantos do Mundo. Os outros ouvem o Fado que gostam, um OUTRO fado, que, se já andou aqui pelo Soldado, decerto entendeu qual é. Assim a título de exemplo.

    ResponderEliminar
  15. Parecem-me de excelente qualidade os seus "ouvidinhos quadrados" que tão bem ouvem, Comadre! Pior seria ter um cérebro quadrado, como mtºs e mtªs, incapaz de navegar pela quadratura do círculo!...
    Contra baixos [:-)]no Fado ou onde quer que seja, p.f., não!
    A Joana é bem bonita, simpática e possivelmente tem o seu público, mas tb "não me dá amendoas que eu particularmente aprecie"... o que não impede que lhe deseje a continuação dos maiores êxitos, ora essa!

    ResponderEliminar
  16. Já tenho ouvido cantores, a cantarem letras de fados, acompanhados com os mais diversos tipos de instrumentos: violino, violoncelo, contrabaixo, acordeão, bateria, e até pandeireta. São experiências engraçadas, mas o resultado nada tem a ver com fado.
    A propósito deste assunto, aqui há tempos fiz uns comentários no Fórum do Portal do Fado e creio que não será despropositado inseri-los agora aqui

    Comentário 1
    “…Vejamos por exemplo o caso das sardinhas assadas. A tradição é serem frescas, não se amanharem, assarem-se com a pele e comerem-se sobre uma fatia de pão de segunda, acompanhadas de vinho tinto. Mas podemos encarar uma evolução culinária e assá-las depois de amanhadas, retirar-lhes apenas os lombinhos, comê-las em pratos de porcelana com talheres adequados e acompanhadas com leite Vigor…
    …Ora é precisamente o que se passa com o fado. “Amanhem” a voz, aperfeiçoem a dicção, dêem-nos os lombinhos sensuais só com poemas de bom nível, acompanhados de baixo, contrabaixo, violino e pandeireta …
    …Eu prefiro as sardinhas não congeladas, assadas com a pele, comidas sobre uma fatia de pão e de preferência na tasca…”

    Comentário 2
    “…Em relação a considerar que o valor de um acontecimento está em relação directa com o número de pessoas que esse evento arrasta consigo, é mais que óbvio que é um perfeito disparate. Há espectáculos que arrastam multidões sendo de muito baixo nível..”

    Quanto à Joana Amendoeira, não é das "cantoras" que mais aprecio, mas isso são aspectos muito pessoais e eu sei que sou muito esquisito... E lá porque uma "cantora" é bonita e sensual não quer dizer que seja boa fadista. Quantas vezes tenho estado perante grandes fadistas que são idosas, gordas e desdentadas!

    ResponderEliminar